Praxis Seminar: Research Colloquium in Practical Philosophy 2023/24, Session 19

50 anos do 25 de Abril (II)

“Liberdade a sério: O que resta de Abril”

Com intervenções de Mariana Teixeira, Dirk-Michael Hennrich e Ricardo Mendoza-Canales

30 April 2024, 17h00 (Lisbon Summer Time — GMT+1)

Sala Mattos Romão (Room C201.J – Department of Philosophy)

School of Arts and Humanities – University of Lisbon

Resumo

Há 50 anos, neste país, o povo exigia liberdade e iniciou uma revolução. Aqueles que fizeram a revolução também indicaram o que deve ser feito para uma vida nova e livre: descolonização, democratização e desenvolvimento. Estas foram ideias poderosas que se concretizaram: Portugal está agora descolonizado, democratizado e desenvolvido. É um país livre e mais justo do que era há 50 anos. Pode-se dizer que as ideias impulsionaram a ação e mudaram a realidade. Mas qual foi o papel da filosofia em relação à luta pela liberdade? Será que de alguma forma inspirou e moldou o curso da ação, realizando-se assim, ou veio depois do evento para melhor conceptualizá-lo? Nesta segunda mesa redonda, continuaremos a explorar estes e outros aspetos inter-relacionados da revolução, da liberdade, da emancipação e da filosofia.