Grupo de Leitura Filosofia Animal – 9º ciclo
A Besta e o Soberano. Volume 1 Seminário (2001-2002), de Jacques Derrida
Início: sexta-feira, 25 de abril | Término: sexta-feira, 27 de junho
Local: Plataforma Zoom
Horário: 14h00-16h00 (Lisboa – GMT+1) | 10h00-12h00 (Brasília)
Contacto: animalphilosophy.diversitas@gmail.com
Inscrições: bit.ly/bestaeosoberano
DESCRIÇÃO
O nono ciclo do Grupo de Leitura Filosofia Animal (Diversitas-FFLCH/USP e Grupo Praxis-CFUL) convida para a leitura coletiva de alguns capítulos do livro A Besta e o Soberano. Volume 1. Seminário (2001-2002), de Jacques Derrida.
Derrida dedicou os últimos anos do seu ensino (2001-2003) ao pensamento sobre a vida animal e a soberania política na tradição intelectual ocidental. Publicados em dois volumes sob o título A Besta e o Soberano, esses seminários estavam inseridos no contexto geral dos seus seminários sobre «Questões de Responsabilidade», proferidos desde 1991 até ao ano da sua morte, em 2004. Para Derrida, a besta e o soberano representavam duas figuras opostas à esfera pública humana, ambas situadas fora da lei e excluídas da política: a besta, que não conhece a lei, e o soberano, por ter o poder de a revogar. O seu propósito é evidenciar como essa oposição revela o autoconceito da humanidade ocidental, onde reis e deuses pairam acima da lei, enquanto os animais rastejam abaixo dela. São relações binárias de poder que derivam desse emparelhamento que aloca, de um lado, a besta (associada à animalidade, à natureza, à feminilidade, à servidão, ao sujeito não branco, à colónia, à doença, ao anormal etc.), e, do outro, o soberano (relacionado ao humano e ao supra-humano, a Deus, ao Estado, à masculinidade, ao sujeito branco, fisicamente e sexualmente “normal”).
Devido à extensão do seminário, nos encontros deste ciclo de leitura serão trabalhados alguns capítulos previamente escolhidos.
Bibliografia
DERRIDA, Jacques (2023). A Besta e o Soberano. Volume 1 Seminário (2001-2002). Trad. Fernanda Bernardo. Coimbra: Palimage.
SOBRE O GRUPO DE LEITURA FILOSOFIA ANIMAL
O Grupo de Leitura Filosofia Animal é um trabalho de parceria entre o Grupo de Pesquisa sobre Ética e Direitos dos Animais do Núcleo Diversitas/FFLCH da Universidade de São Paulo e o Grupo Praxis do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Tem como objetivo reunir pessoas dispostas a, coletivamente, ler e discutir textos clássicos e contemporâneos que se dediquem à análise das complexas relações entre humanos e outros animais, abarcando também o tema da animalidade, nos âmbitos da ontologia, da política, da cultura, da ética e da atual crise ecológica, transitando por diferentes campos do conhecimento.
Realizamos um ciclo de leitura por semestre. Os encontros são semanais, sempre no período da manhã no horário do Brasil e no início da tarde no horário de Portugal.
O primeiro ciclo foi dedicado à leitura do livro O Animal que Logo Sou (A Seguir), de Jacques Derrida. O segundo, ao tema «Devires-Animais?». O terceiro, a leituras de Donna Haraway. O quarto, a textos de Judith Butler e Emmanuel Levinas, respetivamente, sobre os conceitos de precariedade e alteridade. O quinto, ao livro O Que os Animais Nos Ensinam Sobre Política, de Brian Massumi. O sexto, ao tema «Sobre a Alma e a Razão dos Animais: Perspectivas Históricas». O sétimo, à leitura do livro As Origens Animais da Cultura, de Dominique Lestel. O oitavo, à leitura do livro Filosofia de la Animalidad, de Felice Cimatti.
A cada finalização de ciclo são realizados eventos na forma de colóquios ou palestras com convidadas/os externas/os, com o objetivo de aprofundar os estudos e ampliar as discussões para além do trabalho realizado pelo grupo.
A atividade é aberta e é necessário realizar inscrição. A periodicidade é semanal, às sextas-feiras, pela plataforma Zoom. Serão emitidos certificados de participação a partir de 70% de frequência. Para o encerramento do ciclo, será realizado um colóquio no dia 4 de julho.
ORGANIZAÇÃO
Grupo Praxis do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa
Grupo de Pesquisa sobre Ética e Direitos dos Animais do Diversitas – FFLCH/USP (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos – Universidade de São Paulo)
COORDENAÇÃO
Dirk Michael Hennrich – Praxis-CFUL (Lisboa) / Diversitas (FFLCH/USP)
Luanda Francine Garcia da Costa – Praxis-CFUL (Lisboa) / Diversitas (FFLCH/USP)
Este evento é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, no âmbito dos projetos UIDB/00310/Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.