Workshop “A Produção Moderna do Espaço”
Workshop Internacional
A Produção Moderna do Espaço:
Imagem, Abstração e Urbanização
19 de novembro de 2024
Sala B.112.C — Biblioteca da Faculdade de Letras
Universidade de Lisboa
[Idiomas do encontro: português, espanhol e inglês]
Com La production de l’espace (1974), o filósofo francês Henri Lefebvre inaugurou um novo tipo de filosofia, seguindo os passos de Marx e Engels, capaz de se desenvolver simultaneamente no plano teórico e prático. Essa abordagem permitiu-lhe compreender e analisar as transformações da sociedade, abrangendo desde a questão espacial e a vida quotidiana até uma teoria geral da política, incorporando toda a análise da modernidade capitalista. O legado desta obra tornou-se uma referência incontornável não só nos estudos filosóficos e humanísticos sobre a espacialidade social, mas também em várias disciplinas, como geografia, sociologia e urbanismo, além dos múltiplos domínios dos estudos culturais.
Comemorando o 50.º aniversário da sua publicação, o Workshop Internacional A Produção Moderna do Espaço: Imagem, Abstração e Urbanização visa revitalizar os estudos lefebvrianos, apresentando uma visão abrangente da sua influência e atualidade, reivindicando o conhecimento filosófico, ou melhor—em palavras de Lefebvre—, o ponto de vista meta-filosófico sobre a reflexão crítica dos conceitos de “espaço” e “tempo”.
PROGRAMA
11h00-11h10 Apresentação
11h10-12h00 Ricardo Mendoza-Canales (ULisboa-Portugal): “Espaço. Produção. Representação. A experiência do espaço como prática social em Lefebvre”
12h10-13h00 Francesco Biagi (ULisboa-Portugal): “Por que Lefebvre não é ‘pós-moderno’? A produção do espaço cinquenta anos depois (1974-2024)”
[Almoço]
15h00-15h50 Pablo Pulgar (UDP-Chile): “A implosão lógica do espaço como produção de contradição em Hegel”
16h00-16h50 Ángelo Narváez (UCSH-Chile): “Tornar visível a vida quotidiana. Lefebvre e as imagens”
17h00-17h50 Roberto Vargas (UCSH-Chile): “Espaço abstrato e abstração real: Marx e Lefebvre em torno da crítica da modernidade”
17h50-18h00 Considerações finais
Organização: Roberto Vargas (UCSH-Chile) (coord.), Francesco Biagi (CIAUD-ULisboa) & Ricardo Mendoza-Canales (Praxis-CFUL, ULisboa)