Antropocénica 3 (2024)
Antropocénica 3
“Terra: Resistência e Reexistência”
Portugal e Cabo Verde
21 de Outubro – 1 de Novembro 2024
Evento organizado como parte das actividades do Grupo-Praxis CFUL
Na continuidade dos diálogos decoloniais iniciados pela Antropocénica em 2022 e 2023, apresentamos, em 2024, o terceiro encontro da série internacional, que traz à tona algumas efemérides significativas como horizonte simbólico e reflexivo. Destacamos, por exemplo, o centenário do nascimento de Amílcar Cabral (1924), o cinquentenário da Revolução dos Cravos (1974) e da Independência da Guiné-Bissau (1973-1974), além dos 530 anos do Tratado de Tordesilhas (1494), entre outras datas marcantes. Nesse sentido, convidamos o ‘Teat(r)o Oficina’ de São Paulo/Brasil a participar da Antropocénica 3, como forma de celebrar a memória de luta do dramaturgo, ator e diretor José Celso Martinez Corrêa, que se exilou em Portugal há 50 anos (1974), junto com outros integrantes da companhia teatral. Propomos como tema da Antropocénica 3 o título “Terra: Resistência e Reexistência”, enfatizando o foco crítico essencial da série ao longo de sua jornada trienal: a compreensão dos problemas e impactos na Terra, transformada pela ação humana em múltiplos processos de exploração colonial, escravagista e extrativista. A Antropocénica 3 reunirá em Lisboa (FLUL) e em Cabo Verde (UniCV) participantes de dez nacionalidades: Alemanha, Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Estados Unidos da América, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Nesta jornada coletiva, a série Antropocénica se fortalece como um espaço de encontro crítico e criativo, uma estratégia de resistência e uma proposição para reexistir em paisagens profundamente transformadas pelo capitalismo na era de produção de ruínas no mundo que habitamos.
Mais informação: https://www.antropocenica.ooo/início
Coordenação Geral:
Dirk Michael Hennrich (Praxis-CFUL, Universidade de Lisbon) | Maria da Conceição Lopes (CEAACP -Universidade de Coimbra) | Silvio Luiz Cordeiro (CEAACP -Universidade de Coimbra)
Este evento é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00310/2020.