Ciclo Passagens – sessão 6: Silêncio

January 24, 2024

É com muito gosto que anunciamos a segunda edição do “Passagens: Literatura e Filosofia”, um ciclo de cinco conferências de periodicidade mensal (Janeiro a Maio 2024) co-organizado pelo Grupo 1, Linha 1 – Literatura e Cultura Portuguesas, do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da UL) e pelo Grupo Praxis do CFUL (Centro de Filosofia da UL), que terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Visando promover o diálogo entre investigadores das áreas da literatura e da filosofia, cada sessão conta com dois oradores convidados que apresentarão uma conferência sobre um mesmo tópico, seguindo-se um período de debate.

Na sua segunda edição, o ciclo conta com o seguinte programa:

Sessão 6: 24 de Janeiro – Silêncio
Sessão 7: 21 de Fevereiro – Falha
Sessão 8: 21 de Março – Alegria
Sessão 9: 24 de Abril – Invisibilidade
Sessão 10: 22 de Maio – Acaso

Dia 24 de Janeiro (quarta-feira), terá lugar a sessão dedicada ao tópico Silêncio, com as presenças de Jeffrey Childs (UAb/CEComp), professor de literatura, e Moirika Reker (CFUL), investigadora de filosofia.

Jeffrey Childs

Resumo: O paradoxo do silêncio na literatura; Tipos de silêncio segundo Paul Goodman; Silêncio na literatura: alguns exemplos; Considerações viva voce.

Jeffrey Childs é professor associado do Departamento de Humanidades na Universidade Aberta e co-coordenador do grupo de investigação “Literatura, Artes e Transculturas” do Centro de Estudos Globais da mesma instituição. É, também, investigador no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde participa no grupo de investigação Theleme, através do subgrupo RIAL – Realidade e Imaginação nas Artes e na Literatura. As suas publicações incluem uma tradução da obra poética do poeta simbolista português Camilo Pessanha (Clepsydra – the Poetry of Camilo Pessanha [Lisbon Poets & Co., 2018]) e um livro sobre film noir (Espelhos do Film Noir [Documenta, 2019]).

Moirika Reker

Resumo: Ensurdecedor, pesado, sepulcral, esmagador, de gelo, cortante, mas também de ouro, de quietude e pacificação. Falar de silêncio será uma contradição se se pretender sublinhar o desligamento ou isolamento face ao outro. Mas para defender não só a necessidade mas o direito ao silêncio há-que usar da palavra. Desejar o silêncio não significa abdicar de ter voz, mas valorizar a ausência de ruído. O silêncio como essencial à faculdade de pensar.

Moirika Reker é doutorada em Filosofia (2022) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com uma tese sobre a filosofia do jardim em Rosario Assunto, e mestre em Artes Visuais pela Columbia University, New York (“Invisible matter”). É membro integrado do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, tendo colaborado no projecto de investigação “Filosofia e Arquitectura da Paisagem”. Os seus interesses de investigação incluem a filosofia da paisagem, a estética, a filosofia da natureza, a cidade e os jardins. É também artista plástica.

Todas as sessões do ciclo decorrem no Anfiteatro II (piso da entrada principal) da FLUL, pelas 18h. Entrada livre.

Informação actualizada aqui.

Organização: Grupo 1 – Literatura e Cultura Portuguesas – CLEPUL (Helena Costa Carvalho e Sofia A. Carvalho) e Praxis – CFUL (Rui Maia Rego e Ricardo Mendoza-Canales).
Esta actividade é financiada por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. no âmbito dos projectos UIDB/00077/2020 e UIDB/00310/2020.