Seminário HPhil: 15 Dezembro 2022

December 15, 2022

O Grupo de Investigação HPhil (História da Filosofia) do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa promove a edição de 2022/23 do seu Seminário Permanente em História da Filosofia, dedicado à apresentação de conferências de conceituados especialistas ao mesmo tempo que cria oportunidades para talentos emergentes, promovendo estudos avançados sobre debates inovadores e a formação permanente da sua comunidade académica.

Nesta sessão do seminário, Vera Rodrigues (Universidade do Porto) apresentará uma conferência intitulada “Da inferentia à consequentia na tradição comentarística dos Tractatus de Pedro Hispano”.

A sessão terá lugar no dia 15 de Dezembro de 2022, às 17h, na Sala C201.J (Sala Mattos Romão, Departamento de Filosofia). A entrada é livre.

 

Resumo

No debate historiográfico sobre o nominalismo – ou “não-realismo” – da posição de Abelardo sobre a natureza dos termos universais a importância de aspectos extra-platónicos, ou, mais precisamente lógico-gramaticais, tem vindo a ganhar uma relevância crescente. Entres estes, destaca-se, muito em particular, a sua teoria da inferência. Partindo daqui, e tomando como leitmotiv a longa tradição comentarística dos Tractatus de Pedro Hispano (sec.XIII-XVI), propomo-nos aqui esboçar alguns dos momentos mais significativos da emergência e desenvolvimento da teoria medieval da consequência, à luz do que hoje podemos saber acerca das suas implicações ontológicas, teológicas e epistemológicas.