Grupo de Leitura Filosofia Animal – 8º ciclo: “Filosofía de la animalidad. Más allá de lo humano”, de Felice Cimatti.
Local: plataforma Zoom
Início: terça-feira, 01 de outubro 2024|
Término: terça-feira, 03 de dezembro de 2024
Horário: 10h00 – 12h00 (Brasília) |14h00 – 16h00 (Lisboa – GMT+1)* Contato: animalphilosophy.diversitas@gmail.com
Inscrições: https://bit.ly/animalidade
A atividade é aberta e é necessário realizar inscrição. A periodicidade é semanal, às terças-feiras, pela plataforma Zoom. Serão emitidos certificados de participação a partir de 70% de frequência. Para o encerramento do ciclo, será realizado um colóquio no dia 7 de dezembro de 2024.
*A partir de 27 de outubro, data da mudança de fuso-horário europeu, os encontros em Portugal se darão sempre terça-feiras das 13h00 às 15h00 (Lisboa – GMT+1).
DESCRIÇÃO
O oitavo ciclo do Grupo de Leitura Filosofia Animal (Diversitas-FFLCH/USP e Grupo Praxis- CFUL) abre o convite para a leitura coletiva do livro “Filosofía de la animalidad. Más allá de lo humano”, de Felice Cimatti. Filósofo e professor de Filosofia da Linguagem na Universidade de Calabria (Itália), Cimatti nos conduz com esta obra a uma série de autoras/es e temas trabalhados em nossos ciclos de leituras anteriores, propondo uma singular e instigante amarração entre linguagem, crítica a centralidade do eu e animalidade porvir. Nas palavras do autor, “enquanto o corpo humano for o animal do sujeito, como o gato castrado que ronrona nos nossos braços, não só os animais das fazendas não serão “libertados”, como também as plantas, os mares ou a própria atmosfera do planeta Terra.”
A filosofia da animalidade em Cimatti, tenta imaginar uma forma de vida humana que é animal, a partir da imanência absoluta, delineando os contornos da animalidade humana e o que não deixamos de deixar para trás no dia a dia para nos definirmos como humanos. Ela tenta compreender como a linguagem verbal reage sobre o corpo humano, como modifica o corpo animal e cria o sujeito. Ao mesmo tempo em que, esse animal loquaz que é o ser humano, para se aproximar da animalidade, conta principalmente com a linguagem, que é o que dela o distancia.
Sua filosofia da animalidade também está advertida do problema do referente linguístico antropocentrado: “se o animal não fala é porque deve ter boas razões, e obrigá-lo a dizer o que pensa é um ato de violência e de presunção”.
BIBLIOGRAFIA
CIMATTI, Felice (2021). Filosofía de la animalidad. Más allá de lo humano. Tradução de Raúl Olivencia del Pino. Barcelona: Terceiro Incluido Ediciones.
(ver: https://terceroincluido.net e @tercero_incluido)
OBS: O livro em PDF foi generosamente concedido pela editora. Será enviado por e-mail.
SOBRE O GRUPO DE LEITURA FILOSOFIA ANIMAL
O Grupo de Leitura Filosofia Animal é um trabalho de parceria entre o Grupo de Pesquisa sobre Ética e Direitos dos Animais do Diversitas-FFLCH da Universidade de São Paulo e o Grupo Praxis do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Tem como objetivo reunir pessoas dispostas a, coletivamente, ler e discutir textos clássicos e contemporâneos que se dediquem à análise das complexas relações entre humanos e outros animais, abarcando também o tema da animalidade, nos âmbitos da ontologia, da política, da cultura, da ética e da atual crise ecológica, transitando por diferentes campos do conhecimento.
Realizamos um ciclo de leitura por semestre. Os encontros são semanais, sempre no período da manhã no horário do Brasil e no início da tarde no horário de Portugal.
O primeiro ciclo foi dedicado a leitura do livro “O animal que logo sou (a seguir)”, de Jacques Derrida (https://diversitas.fflch.usp.br/node/4053. O segundo, foi dedicado ao tema “Devires-animais?” (https://diversitas.fflch.usp.br/devires-animais), o terceiro, a leituras de Donna Haraway (https://diversitas.fflch.usp.br/especiescompanheiras), o quarto, a textos de Judith Butler e Emanuel Levinás, respectivamente, sobre os conceitos de precariedade e alteridade (https://diversitas.fflch.usp.br/node/4150), o quinto, ao livro “O que os animais nos ensinam sobre política”, de Brian Massumi (https://diversitas.fflch.usp.br/node/4166), o sexto, “Sobre a alma e a razão dos animais: perspectivas históricas” https://diversitas.fflch.usp.br/node/4179 e o sétimo, a leitura do livro “As Origens Animais da Cultura”, de Dominique Lestel https://diversitas.fflch.usp.br/node/4203.
A cada finalização de ciclo são realizados eventos na forma de colóquios ou palestras com convidadas(os) externas(os), com o objetivo de melhor aprofundar os estudos e ampliar as discussões para além do trabalho realizado pelo grupo.
ORGANIZAÇÃO
Grupo Praxis do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa
https://cful.letras.ulisboa.pt/praxis/
Grupo de Pesquisa sobre Ética e Direitos dos Animais do Diversitas – FFLCH/USP (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos – Universidade de São Paulo)
http://diversitas.fflch.usp.br/
COORDENAÇÃO
Dirk Michael Hennrich – CFUL (Lisboa) / Diversitas (FFLCH/USP)
Luanda Francine Garcia da Costa – CFUL (Lisboa) / Diversitas (FFLCH/USP)
Este evento é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, no âmbito do projeto UIDB/00310/2020.