Political Studies Seminar: May 20

May 20, 2019 4:00pm

nepUL, together with the Research Group Praxis are organizing the next session of the Political Studies Seminar.

20 May 2019 | 16:00 | Room Mattos Romão (Department of Philosophy, School of Arts and Humanities – University of Lisbon).

In this session, Miguel Morgado (Catholic University of Portugal) will give the talk O conservadorismo do futuro.

Abstract in Portuguese: Este conservadorismo é do futuro porque olha para a sociedade que deseja que exista. Isto decorre, não de uma cedência ao construtivismo político, mas da circunstância de uma filosofia política conservadora ter de reflectir o facto primordial de que a sociedade é um projecto para si mesma e de que, mesmo que a consciência comum ou colectiva não o traduza explicitamente no debate público (algo que seria extraordinário) ou nos seus costumes, não deixa de se determinar constantemente como projecto. A expressão da comunidade enquanto projecto está no desejo colectivo de ser o que ainda não é. Assim, a filosofia política conservadora integra naturalmente este traço da ontologia social de que é inseparável. O desejo da comunidade de si mesma, a consumação do projecto que a define, é, além disso, abraçado pela política conservadora, e nada tem de contraditório com ela. Ao mesmo tempo, faz do conservadorismo uma atitude do futuro. Uma sociedade que é apenas o que já é ou – pior – o que já foi é uma sociedade que perdeu a sua vitalidade. O político conservador que pegue nos destinos de uma sociedade com esta carência grave assume o dever de lhe devolver o desejo de si mesma como tarefa fundamental, prioritária e estrutural.

Free attendance.