nepUL Seminar: 17 May 2017

May 17, 2017 5:00pm

17 May 2017, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sala Mattos Romão

Cláudio Fonseca  (Universidade de Lisboa)

“França a caixa abriu”

As eleições francesas abriram a caixa de Pandora políitica. Um novo sistema? Novo paradigma? “En Marche” ganhou e claramente a mudança está em marcha.

Os partidos centrais tradicionais ficaram de fora da corrida eleitoral. Os extremistas no seu compto geral obtiveram 40% dos votos, 40% dos franceses contra a Europa, mas contra a Europa toda? Ou o modelo actual?

Depois da voz rebelde da Grécia, o bom aluno Português, melhor nota da turma, fantasmas franceses de 2005 a voltarem 12 anos depois… 12… 12 estrelas da bandeira europeia que terá de ser reasteada, mas com ou sem bandeiras nacionais?

Em 1789 os ventos republicanos franceses chegaram a toda a Europa, 2017 pode ter sido o ano de novos ventos. O movimento do presidente-eleito Emanuel Macron: “En Marche” parece virar uma moda, quase ao estilo de “Je Suis…” onde aqueles que antigamente mais escurrassaram o candidato, agora, passada a tempestade o vêem como um herói, salvador e garante da França Status Quo, o abraçam e dizem se seus irmãos de armas, mas a França não pode andar nos seus últimos esforços e no final a Democracia corta a meta em primeiro lugar.

Há todo um novo xadrez político, uma Europa a ser reconfigurada e a Escola de Berlim parece ganhar cada vez mais adeptos e estudantes, os primeiros diplomados serão os candidatos autarcas. Focar mais na população? Manter as ideologias políticas? O populismo só se veste de negro?

A França abriu a caixa, não será fechada, cabe agora aprender a jogar este jogo, cada vez mais esférico.

nepul cartaz claudiofonseca-page-001