Lançamento do livro de Paulo Borges, “Do Vazio ao Cais Absoluto ou Fernando Pessoa entre Oriente e Ocidente”

Lançamento do livro de Paulo Borges, “Do Vazio ao Cais Absoluto ou Fernando Pessoa entre Oriente e Ocidente”, 27 de Abril, 18:30

Neste novo livro dedicado a Fernando Pessoa, no qual continuamos a explorar a fecundidade filosófica da sua obra e a pensar a partir dela, reunimos estudos sobre as relações explícitas e implícitas do poeta e pensador português com temas centrais da espiritualidade e da cultura orientais e ocidentais. Dotado de um espírito cosmopolita e universalista, Pessoa dialoga directa e indirectamente com as grandes questões do pensamento e da experiência humanos presentes nas tradições planetárias. Cremos ser fundamental investigar e conhecer esta menos atendida mas central dimensão da obra pessoana para uma compreensão mais ampla do seu pensamento, da sua modernidade e da sua fecunda actualidade. No que respeita a esta, cremos que os estudos presentes neste volume mostram como Fernando Pessoa nos lega um poderoso contributo para alguns dos desafios maiores do século XXI, como o conhecimento da natureza e possibilidades profundas da consciência e o encontro e diálogo entre culturas e religiões.

Este livro mostra um Fernando Pessoa que transita em duplo sentido entre Vazio e o Cais Absoluto, dois temas e imagens marcantes na sua obra e icónicos do Oriente e do Ocidente. Na verdade, um Fernando Pessoa que, bem pessoanamente, se move entre um e outro, sem jamais se fixar num ou noutro. Entre é o espaço por excelência do fluxo pessoano. Entremos nele.

 

Paulo Borges – Professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de Filosofia da mesma Universidade. Membro correspondente da Academia Brasileira de Filosofia. Director da revista Todo o Mundo ENTRE Ninguém. Sócio-fundador e ex-membro da Direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira. Ex-presidente e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Ex-presidente da União Budista Portuguesa. Sócio-fundador e presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética. Autor de centenas de conferências, livros (ensaio filosófico, poesia, ficção e teatro) e artigos em revistas científicas e obras colectivas, publicados em Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Alemanha e Brasil. Dos livros dedicados a Fernando Pessoa destacam-se: O Jogo do Mundo. Ensaios sobre Teixeira de Pascoaes e Fernando Pessoa (2009); Uma Visão Armilar do Mundo. A vocação universal de Portugal em Luís de Camões, Padre António Vieira, Teixeira de Pascoaes, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva (2010); Olhares Europeus sobre Fernando Pessoa (coordenador, 2010); O Teatro da Vacuidade ou a Impossibilidade de Ser Eu. Estudos e ensaios pessoanos (2011); É a Hora! A mensagem da Mensagem de Fernando Pessoa (2013); Nietzsche, Pessoa e Freud (coordenador, com Nuno Ribeiro e Cláudia Souza; 2013); Ode Marítima de Álvaro de Campos, edição e textos interpretativos (com Cláudia Souza e Nuno Ribeiro; 2016); A Renascença Portuguesa. Tensões e Divergências (com Bruno Béu de Carvalho; 2016).

CONV_DoVazioAoCaisAbsoluto_27Abril