Philosophy and Poetry in Agostinho da Silva

Program:

14:30 – Abertura

14:45 – 16.45

José Eduardo Reis (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro):  “O tópico da alimentação humana no projeto enciclopédico-utopista dos Cadernos de Informação Cultural de Agostinho da Silva”
Luis Santos (Escola Superior de Educação de Setúbal): “As últimas cartas e Um poema”.
Bruno Ferro (Membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva): “Agostinho da Silva e a Inteligente e Amorosa invenção dos caminhos para Deus”.
Maurícia Teles (Presidente da Associação Agostinho da Silva): “Agostinho da Silva, Além de Poeta…Poema”

16.45 – 18:15

António Cândido Franco (Universidade de Évora): “A biografia de Agostinho da Silva”

Paulo Borges (Universidade de Lisboa / Membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva): “Agostinho da Silva ou o filósofo crítico da filosofia”

Miguel Real (Escritor, Filósofo):  título a indicar

18:15 – 18:30 – Pausa

18:30 – 19:30

Amon Pinho (Universidade Federal de Uberlândia): “Da Filosofia como modo poiético de vida”

Romana Valente Pinho (Universidade Federal de Uberlândia): “Agostinho da Silva, vida e obra: um exercício de problematização da sua recepção”

19:30 – 20:00

Apresentação por Amon Pinho do livro de Agostinho da Silva, Filosofia enquanto Poesia – Sete Cartas a um Jovem Filósofo, Conversação com Diotima, Filosofia Nova e outros textos, organização de Amon Pinho, São Paulo, Editora É-Realizações, 2019.

20:00 Encerramento

Organized by the Portuguese Thinking and Lusophone Culture Group of HPhil.