nepUL Seminar: 8 February 2017

February 8, 2017 7:00am

8 February 2017, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sala Pedro Hispano

Diogo Santos (Universidade de Lisboa)

Padrões de justiça distributiva corrigidos

ABSTRACT
O famoso exemplo de Wilt Chamberlain em Nozick (1974) pretende identificar problemas com a permanente aplicação de princípios padronizados [patterned principles] de justiça distributiva, especialmente para teorias que Nozick designa por teorias ahistóricas [end-result theories]. O principal problema, de acordo com o exemplo, de teorias da justiça que advoguem a aplicação de tais princípios é que a aplicação dos mesmos num estado de coisas justo D1 pode resultar num estado de coisas injusto D2. Para corrigir o estado de coisas D2 é necessária a re-aplicação dos princípio, o que irá interferir com os resultados justos obtidos. Tal revela que teorias deste género que aceitem princípios padronizados de justiça são internamente inconsistentes. Nozick tem sobretudo em mente minar a teoria Rawlsiana e o princípio da diferença (ver Rawls (1971 e 2005)). O argumento não é bem-sucedido na medida em que Nozick confunde como é que princípios padronizados são suposto operar. Não obstante, argumentarei, seguindo Mack (2002), que é possível reformular o argumento de modo a obter uma conclusão mais fraca. Mas, ao contrário de Mack (2002), a reformulação do argumento não serve para o que Nozick pretende.

cartaz nep 8fev2017-page-001