Diálogo Inter-Religioso: O que é? O que pode ser?

June 21, 2018

21 Junho 2018, 18h – 20h

Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Entrada livre

 

Diálogo Inter-Religioso: O que é? O que pode ser?
Homenagem a Raimon Panikkar no centenário do seu nascimento e apresentação do livro de Paulo Borges, “Vazio e Plenitude ou o Mundo às Avessas. Estudos e ensaios sobre religião, espiritualidade, diálogo inter-religioso e encontro trans-religioso” (Lisboa, Âncora Editora, 2018).

José Tolentino de Mendonça (padre, poeta, teólogo, professor e vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa)
Khalid Jamal (Membro da Direcção da Comunidade Islâmica)
José Manuel Anacleto (filósofo, escritor, presidente do Centro Lusitano de Unificação Cultural e director da revista Biosofia)
Paulo Borges (filósofo, escritor, presidente do Círculo do Entre-Ser e professor da Universidade de Lisboa)

O diálogo inter-religioso não só é cada vez mais incontornável nas sociedades pluralistas em que vivemos, como é ainda urgentemente necessário num ciclo da consciência em que o absoluto de que se reclamam todas as religiões não se pode confundir com as suas revelações sempre relativas aos limites de quem as recebe e em que se torna evidente que a experiência espiritual e ética profunda é transversal às várias crenças e doutrinas religiosas tradicionais. Todavia nem sempre o diálogo inter-religioso é praticado em toda a sua exigência e profundidade.

É para debater estas questões que se reúnem quatro pessoas que se têm dedicado publicamente a este tema. A sessão integra as homenagens a Raimon Panikkar, grande pioneiro do diálogo inter-religioso e intra-religioso, no centenário do seu nascimento.

No final, José Manuel Anacleto apresentará o livro de Paulo Borges, “Vazio e Plenitude ou o Mundo às Avessas. Estudos e ensaios sobre religião, espiritualidade, diálogo inter-religioso e encontro trans-religioso” (Lisboa, Âncora Editora, 2018).

Organização: Seminário Permanente Vita Contemplativa. Práticas Contemplativas e Cultura Contemporânea (Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa)

Apoio: Círculo do Entre-Ser